Sustentabilidade
Sustentabilidade envolve, pelo menos, três dimensões concomitantes: a econômica, a social e a ambiental. Alguns autores distinguem a dimensão cultural separadamente. Desenvolvimento sustentável implica no crescimento econômico, com equidade social e respeito ambiental e às peculiaridades culturais. Empresas sustentáveis são aquelas que perseguem resultados no “triple bottomline“: maximizam seus retornos econômicos e sua geração de valor, prevenindo e minimizando seus riscos ambientais e sociais/culturais. Dispêndios socioambientais representam, nessa perspectiva, um “hedge”, que assegura a perenização das operações e a elevação da reputação da organização. Recentemente, aspectos de Governança têm também papel destacado, principalmente na visão de financiadores e investidores (ESG, ou EESG).
Trabalhamos em sustentabilidade nos seguintes campos:
- Desenvolvimento de políticas corporativas de sustentabilidade
- Aconselhamento estratégico em sustentabilidade para empresas (ações para conformidade e certificação, licenciamento ambiental e social, programas e reengenharia de estruturas)
- Desenvolvimento de sistemas de gestão de ESG
- Desenvolvimento de estratégia e customização de metodologias para reporting (GRI, Balanço Socioambiental, Relatório Integrado)
- Desenvolvimento de projetos de sustentabilidade